.

.

Prataria gaúcha, facas, aperos e pilchas crioulas.

Pesquisa, texto e fotos: Rodrigo Lobato Schlee e Fernanda Valente de Souza


Perna de estribo de picaria com o cunho "GERMANO BERG&Cia PELOTAS, tradicional firma pelotense que atuou no comércio de aperos na segunda metade do séc.XIX.


Antigo "rebenque" com cabo de prata cinzelado e finíssimo trançado com tentos de lonca, (trança de sabugo de aprox. 100 tentos), trabalho de mestraços da prataria e guasqueria riograndense de outros tempos.


Cunho da Firma "RECH & Cia PELOTAS" fabricantes e importadores de artigos de prata alemã, prataria fina e peças de montaria, encerraram suas atividades na segunda década do séc. passado.
Abaixo a "cana de loro" com o cunho "RECH & Cia Pelotas" e a inscrição que designa o material do qual é feita "METAL BRANCO GARANTIDO".



Cabo de "relho arreador" de prata (período colonial), com a tradicional figura da "mulher nua" .

J.P. FERREIRA PELOTAS, antigo fabricante de peças de prataria para uso urbano e rural como esporas, relhos, florões de peitoral e rabicho, estribos e outros que eram comercializados no próprio estabelecimento do fabricante e em outros comércios de toda a provincia. Sobreviveu ao declínio das charqueadas mas acabou encerrando suas atividades quando da quebra do Banco Pelotense no final da década de 30 do séc. passado, quando a economia da região foi sériamente afetada.
Abaixo uma "chapa de serigote" de prata com o cunho J.P. FERREIRA.

Detalhe de facão caroneiro com o cunho Oriental "El Uruguayo"



Detalhe do arco de um "estribo de picaria" de metal branco com o cunho Scholberg & Gadet A. Pelotas.

Acima e abaixo uma "cana de loro" com o cunho "SCHOLBERG A. GADET A. PELOTAS"

Acima e abaixo, um mesmo estribo com dois cunhos, um em cada lado do arco, em um lado o cunho com o desenho do "coqueiro"seguido da inscrição "A. PELOTAS" e no outro o cunho "DÉPOSÉ" (garantia), oriundo de um fabricante europeu fornecedor de peças para a SCHOLBERG, dona da marca com o desenho do coqueiro e com estabelecimento em Pelotas, Montevideo e Rosário ARG. lá com o cunho "Broqua Scholberg" e o desenho do "sol".

Abaixo o cunho da empresa Eberle, fundada por Abramo Eberle com a conhecida marca com o desenho da "piteira" que muitos chamam de "corneta". Tornou-se grande fabricante e exportador com lojas em vários paises, a qualidade de seus produtos era tanta que ainda hoje é possível ver-se algumas de suas peças como argolas estribos e fivelas sendo usadas diariamente.






Imagens de uma típica bomba de "chimarrão" em prata 800 que pertenceu a Antônio Maria Valente.


Detalhe do cunho "Coco" em uma fivela de "prata alemã".



Acima e abaixo detalhes da "perna de freio" com o cunho GOTTWALD & Cia. de Caxias do Sul fabricantes de artigos em prata e "alpaca" para montaria e outras utilidades.





Cabo de Relho com um cunho "Eglington Waslali" o material é prata alemã.

Bomba de mate desmontável, com a marca argentina "La mulata".