
Perna de estribo de picaria com o cunho "GERMANO BERG&Cia PELOTAS, tradicional firma pelotense que atuou no comércio de aperos na segunda metade do séc.XIX.

Antigo "rebenque" com cabo de prata cinzelado e finíssimo trançado com tentos de lonca, (trança de sabugo de aprox. 100 tentos), trabalho de mestraços da prataria e guasqueria riograndense de outros tempos.

Cunho da Firma "RECH & Cia PELOTAS" fabricantes e importadores de artigos de prata alemã, prataria fina e peças de montaria, encerraram suas atividades na segunda década do séc. passado.
Abaixo a "cana de loro" com o cunho "RECH & Cia Pelotas" e a inscrição que designa o material do qual é feita "METAL BRANCO GARANTIDO".



Abaixo uma "chapa de serigote" de prata com o cunho J.P. FERREIRA.








Acima e abaixo, um mesmo estribo com dois cunhos, um em cada lado do arco, em um lado o cunho com o desenho do "coqueiro"seguido da inscrição "A. PELOTAS" e no outro o cunho "DÉPOSÉ" (garantia), oriundo de um fabricante europeu fornecedor de peças para a SCHOLBERG, dona da marca com o desenho do coqueiro e com estabelecimento em Pelotas, Montevideo e Rosário ARG. lá com o cunho "Broqua Scholberg" e o desenho do "sol".



Imagens de uma típica bomba de "chimarrão" em prata 800 que pertenceu a Antônio Maria Valente.



Acima e abaixo detalhes da "perna de freio" com o cunho GOTTWALD & Cia. de Caxias do Sul fabricantes de artigos em prata e "alpaca" para montaria e outras utilidades.


Cabo de Relho com um cunho "Eglington Waslali" o material é prata alemã.


